sexta-feira, 19 de agosto de 2016

#RPGaDay 2016: Melhor Maneira de Aprender Um Novo Jogo?

Definitivamente não há melhor maneira de aprender um novo jogo do que jogando. Você pode ler o livro de regras de cabo a rabo, mas mesmo assim ficarão algumas dúvidas que só serão percebidas durante um jogo de verdade.

Geralmente, é mais fácil de aprender jogando com alguém que já conhece o jogo, tirando suas dúvidas com outro jogador mais experiente. Quando um jogador novo e inexperiente se junta a um grupo, raras foram às vezes que vi alguém dar a este jogador o livro de regras e mandar ele lê-las para aprender o jogo. Geralmente o novato é apenas posto para jogar e as regras vão sendo ensinadas conforme necessário. Por quê geralmente é feito assim? Porquê esse método funciona.

Mas há uma maneira de aprender um jogo sozinho, lendo as regras, que até hoje eu acho excelente: o método da caixa preta do Dungeons & Dragons, também conhecido pro estas paragens como o D&D da GROW.

O fichário do D&D da GROW: fichas para aprender passo-a-passo o jogo.

Esta edição da caixa básica do D&D trazia um conjunto de fichas nas quais em uma face havia uma introdução a um conceito do jogo ou uma regra, e no verso havia um trecho de uma aventura solo, na qual o conceito de jogo ou regra era posto em prática. Assim, era possível aprender as regras do D&D passo-a-passo sozinho, mas também jogando.

Até hoje este é um dos melhores métodos de introdução a um jogo que eu já tive o prazer de ter contato.

2 comentários:

  1. Cara, eu tenho meu D&D original, na caixa, só que faltam 6 fichas, e eu gostaria muito de completar... você não faria um imenso favor de tirar fotos ou escanear as fichas que me faltam e me enviar pra eu imprimir em papel e completar meu jogo?? Eu agradeceria muito!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...