quarta-feira, 10 de setembro de 2014

D&D 5ed: Cambion e Devorador de Intelecto

Saiu mais um preview do Monster Manual, e desta vez o monstro escolhido foi o cambion. E eu estava certo nas minhas elucubrações: o cambion não é nada mais do que o meio-dêmonio retornando à sua denominação original.

Clique na imagem para ampliar.

A ilustração e as descrições do cambion, no entanto, não trazem quase nada de "meio" e muito de "demônio" para o meu gosto, o que para mim tira metade da graça da criatura. Algo obviamente demoníaco não passa de um demônio comum, mesmo que tenha sangue humano. Já algo que pode se passar por humano (ou semi-humano), mas que traz em seu âmago algo demoníaco, isso sim, é uma criatura verdadeiramente diferente e cheia de possibilidades de boas histórias.

A descrição da criatura também peca ao descrever todos os cambions como criaturas malignas. Este tipo de coisa deveria ser deixada ao critério dos mestres, resumindo-se apenas a uma sugestão de tendência mais comum. Afinal, de acordo com algumas versões da lenda, o próprio mago Merlin tratava-se de um cambion, e sempre é legal respeitar a inspiração literária do jogo!

Além deste, tivemos também um preview de uma criaturinha estranha, mas bastante legal: o devorador de intelecto.

Um dos monstros mais esquisitos do D&D.

A nova origem dos devoradores de intelecto até que ficou legal, sendo resultado de um ritual dos illithids que transforma um cérebro comum nesta criatura, e mantém a ligação que havia entre estas duas criaturas. No entanto, isso faz com que não existam mais os ustilagor, a forma larval dos devoradores de intelecto. Quem sabe eles sejam trazidos de volta como um monstro separado no futuro.

2 comentários:

  1. Eu suspeito - apenas suspeito - que essa "demonização" do cambion está liga ao fato de já haver uma raça jogável ocupando o "nicho" de povo infernal do mal, só que não. Ao menos as mecânicas dele realmente fazem um bom trabalho em sugerir um figura corruptora.

    E quanto ao devorador de intelectos... Olha, acho que o cara que escreveu essa versão do monstro se divertiu tanto quanto eu ao lê-lo. Talvez seja meio cruel usar esse negócio de arrancar o cérebro com jogadores, mas... Puts! Acho que vou transformar esses caras em uma raça jogável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei muito boa a nova origem dos devoradores de intelecto, cheia de possibilidades. O único porém mesmo, como eu disse, é o sumiço dos ustilagor.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...