segunda-feira, 15 de julho de 2013

Quando a Ciência Parece Magia – Parte III

A muito tempo atrás eu fiz uma postagem explicando como ciência avançada pode ser interpretada e mecânicamente considerada como magia dentro de um RPG de fantasia. Acompanhando a matéria haviam dois vídeos demonstrando levitação quântica para exemplificar o argumento.

No início deste ano eu postei mais um vídeo que reforçava a idéia de que ciência avançada pode parecer completamente mágica para quem não conhece os conceitos por trás dela.

Pois bem, nunca é demais citar exemplos, então lá vai mais um!

Eu lembro que quando eu era criança, magnetismo sempre pareceu algo totalmente mágico e incrível para mim. Acho que deve ser assim para quase toda criança.

Claro que adultos entendem muito melhor o conceito de imãs e magnetismo. Mas e quando o magnetismo afeta substâncias que não se parecem em nada com metais?

Os vídeos acima mostram uma espécie de massinha magnética, que para um observador casual não possui nada de metálica. No entanto, ela responde a campos magnéticos como um objeto ferroso e parece até mover-se sozinha quando atraída por um imã.

Já este outro vídeo mostra um ferrofluido, uma espécie de líquido com grande capacidade de magnetização devido à presença de partículas ferromagnéticas em suspensão. Quando o líquido é exposto a um campo magnético, é possível criar “esculturas líquidas” como se vê no vídeo.

Imaginem para um homem medieval o que pareceria um líquido que pode ser moldado através de uma força invisível? Magia, é claro!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...