terça-feira, 23 de abril de 2013

Bestiário Old School: Rhagodessa

Uma criatura que eu sempre gostei, ainda dos tempos do D&D da Grow, é a Rhagodessa. Aquela criatura que parece uma aranha, mas não o é, sempre me facinou.

Rhagodessa, na verdade, é um nome comum para um aracnídeo da ordem Solifugae, também conhecidas como aranhas-camelo. Mas é claro que as do D&D são muito mais terríveis e gigantescas!

Mas desde o Livro dos Monstros do AD&D 2ªed que eu sinto falta desse simpático aracnídeo. Então, está mais do que na hora de uma adaptação da rhagodessa para Old Dragon:

--//--

Rhagodessa
(Grande e Neutro; Planície, Deserto e Subterrâneo)

rhagodessa A rhagodessa é um gigantesco aracnídeo carnívoro, do tamanho aproximado de um pequeno cavalo. Possui uma cabeça enorme, imensas mandíbulas amarelas e tórax marrom escuro. Apresenta um abdomen mais longo do que o de uma aranha, e cinco pares de pernas. O par frontal (na verdade pedipalpos, e não pernas reais) termina em ventosas que ajudam a criatura a prender suas vítimas.

Rhagodessas são criaturas agressivas que não temem quase nada menor do que elas próprias. Elas geralmente emboscam suas presas, avançando rapídamente de seu esconderijo e capturando seu alvo. Se perceber estar em desvantagem, elas tendem a recuar rapidamente, tentando levar uma vítima e devorá-la enquanto foge.

Rhagodessas são notívagas e caçam apenas no escuro. Diferente de aranhas, estas criaturas não possuem veneno, nem tecem teias. Normalmente são encontradas em cavernas e subterrâneos, e podem subir pelas paredes.

Encontros: 1   covil 1d4
Prêmios: Nenhum  450 XP
Movimento: 15m; escalando 15m
Moral: 9
FOR 15, DES 17, CON 12, INT 4, SAB 10, CAR 2
CA: 15
JP: 16
DV: 4+2 (22/38)
# Ataques:
1 mordida +3 (2d8)
2 pedipalpos +5 (0)

Habilidades especiais: visão no escuro 60m; andar nas paredes.

Alcance extendido: os longos pedipalpos da rhagodessa permitem que ela atque vítimas a 3m de distância, geralmente muito antes de seus oponentes estarem em distância de a atacarem.

Capturar: os pedipalpos da rhagodessa possuem ventosas em sua extremidade e são utilizados para capturar suas presas. O golpe de um pedipalpo não causa dano, mas significa que o alvo foi preso. No próximo turno, ele é levado até as mandíbulas e mordido (acerto automático).

Um oponente preso pode, na sua ação, realizar uma jogada resistida de Força contra a rhagodessa para tentar se livrar do pedipalpo. Esse teste conta como sua ação naquele turno. Caso esteja sendo segurado pelos dois pedipalpos, duas jogadas resistidas devem ser vencidas para livrar-se da captura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...